segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

[ SÉRIE GRANDES CONQUISTAS] Copa Toyota Libertadores 2005 - São Paulo FC - PARTE 1

Amigos do Pitacos do Esporte, começamos hoje nossa primeira série especial. A série "Grandes Conquistas". Aqui, relembraremos grandes campanhas, gols emocionantes, jogadores que foram os heróis dos titulos, entre outras coisas. Iniciamos com a conquista da Libertadores 2005, pelo São Paulo FC.

Chegada à Libertadores

Em 2004, o Tricolor Paulista voltou à Copa Libertadores depois de 10 anos (a última participação havia sido em 1994, com o vice-campeonato após derrota nos pênaltis para o Vélez Sarsfield), ao conquistar o 3° lugar no Brasileiro de 2003, o primeiro da era dos pontos corridos. Na competição o São Paulo avançou bem, chegando às semifinais, onde foi derrotado pelo Once Caldas, grande surpresa da competição, que viria a ser campeão ao bater o Boca Juniors. Frustração da enorme torcida são-paulina, que esperava o tri-campeonato da América. A eliminação custou a demissão de Cuca, a perseguição da torcida aos alguns jogadores considerados por ela como "pipoqueiros", caso por exemplo de Luis Fabiano. Chegou Émerson Leão, com a missão de devolver o Tricolor à Libertadores. Com mais um terceiro lugar no Brasileirão, o São Paulo voltou a disputar a mais importante competição da América em 2005.

O grupo na Primeira Fase

O Tricolor caiu, no sorteio, no grupo do Quilmes, da Argentina, do The Strongest, da Bolívia, e do Universidad de Chile.

O início da caminhada

Era dia 03 de Março de 2005. O lugar: altitude da Bolívia. O São Paulo, líder do Paulistão, encarava o primeiro desafio na competição que se torna prioridade de qualquer clube. O adversário: The Strongest.

Um jogo muito disputado entre duas equipes dispostas a fazer tudo para vencer. Um jogo onde a altitude foi um grande adversário para o São Paulo. Uma partida de muitos gols, e de uma demonstração memorável de força são-paulina, onde após estar perdendo por 3 a 1, mesmo com todo o cansaço da viagem e dos 3.500 m de altitude, foi possível empatar o jogo. 3 a 3 emocionante. (Leia a reportagem sobre o jogo na Folha Online, do dia 03/03/2005)

Primeira partida no Morumbi e primeira vitória

O dia 09 de Março de 2005 foi perfeito para a torcida tricolor. O time, pela primeira vez, jogava frente a ela, contra o Universidad de Chile, buscando a primeira vitória na competição. O time do Técnico Leão, começou com todo o fôlego. Luizão tratou de abrir o placar aos 2 minutos de jogo. Porém o Universidad não tinha vindo a passeio, e empatou aos 7 minutos, em jogada proveniente de um escanteio, gol de Gioino (aquele que no Palmeiras chegou como promessa e foi embora como peso morto). Aos 20 minutos, o Tricolor voltou a estar na frente no marcador e, desta vez, com golaço de goleiro. Ele, Rogério Ceni fez 2 a 1. Veja o gol abaixo:




Mas aos 39 minutos, Gioino empatou mais uma vez para o Universidad. Nos acréscimos do 1° tempo, Danilo voltou a colocar o São Paulo na frente.

No 2° tempo, Grafite fez o quarto gol, selando a primeira vitória Tricolor na Libertadores 2005. (Veja a reportagem do jogo na Folha Online)

A noite tricolor foi ainda mais perfeita, pois ao mesmo tempo o Corinthians, eterno rival, perdia para o Cianorte por 3 a 0.

Mais um empate fora

O adversário da vez era o Quilmes, da Argentina, país onde o São Paulo jamais havia feito um gol sequer em Libertadores. O time de Leão fez história ao fazer dois gols e quebrar esse tabu.

O Quilmes abriu o placar, tomou a virada, mas conseguiu o empate. 2 a 2, placar final.

(Veja a reportagem da Folha Online do dia do jogo)


Na Próxima Parte:

No returno da primeira fase, São Paulo mantêm tática do "empata fora e ganha em casa" e se classifica. E ainda, Émerson Leão deixa o São Paulo em meio a primeira fase após ser campeão paulista. Quarta dia 21, às 10:00, aqui no Pitacos do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê um pitaco você também!